SubMódulo 8.2 – Prática 

Identificações em seu campo profissional

Jornada profissional

ATIVIDADE: Chegou o momento de você conseguir responder algumas perguntas. 

1. Quais habilidades presentes ao logo de sua jornada profissional? Liste todas elas e sublinhe as habilidades que mais estiveram presentes e foram mais determinantes para êxitos que você alcançou. Ou simplesmente sublinhe as suas habilidades de que você mais gosta e mais lhe ajudaram. 

2. Quais as inabilidades presentes ao logo de sua jornada profissional? Liste todas as inabilidades mais presentes e mais atrapalharam sua jornada profissional. Sublinhe as inabilidades que você precisa ter alerta com elas.

3. Você identificou alguma ameaça em sua jornada profissional? Algum alerta importante a ser levado em consideração para não mais tropeçar na mesma pedra? Tome nota, para assim você ganhar tempo e evitar sofrimentos.

4. Aquilo que mais te incomoda (ou odeia mesmo) revela o que você pode ajudar a corrigir no mundo. O que mais te incomoda? “Cada
adversidade, cada fracasso, carrega dentro de si a semente de um benefício equivalente ou muito
maior.” (Napoleon Hill). 

5. Quais pessoas ou situações mais despertam sua compaixão? Isso pode revelar a quem ou quais situações será direcionada a sua atenção produtiva. 

6. O que você trabalharia “sem ver o tempo passar”? 

AGORA…

Olhando para tudo isso respondido por você, chegou o momento de você refletir se tem alguma oportunidade aí presente. Sua missão de vida pode estar logo aí, em sua frente, na ponta do seu nariz nesse momento. Inclusive pode ser algo que você já fez, ou já faça, mas que precise de alguns ajustes ou simplesmente precise de que você olhe com outro olhos, atribuindo um melhor e mais poderoso significado. Atente que você tem algo a oferecer, com sua “voz” única, que as pessoas (ou empresas e instituições) estão precisando e estão a procura. Dê um jeito do que você tem a contribuir chegar até elas.  

O seu propósito específico construtivo é algo útil que você faz de propósito para contribuir com o mundo através de sua voz única, seja ela qual for. Identificamos a nossa missão não parados, e sim descobrimos em movimento, ou seja, descobrir sua missão específica passa por um processo de decisão pessoal de fazer de propósito algo que reunirá ao máximo possível as características refletidas acima! Se você não estiver fazendo nada, qualquer coisa que você fizer já vai estar te impulsionando para frente e você vai descobrindo e ajustando cada vez. 

Assim que você reconhece seu propósito você se torna ainda mais forte e faz acontecer mais. 

Atenção: As
pessoas acreditam em você e por isso compram de você ou compram seu tempo (te contratam).  Se você entregar mais do que prometeu os
clientes voltam ou você cresce profissionalmente, pois ficam satisfeitos e felizes com você e sua contribuição. Se apaixonam pelo o que você significa. Seja íntegro, caso contrário você pode até ter ganhos, mas log em seguida irá ruir além de não ter paz de espírito.

Por fim, reflita que muitas vezes focamos no que queremos evitar ao invés de focar no que queremos conseguir e conquistar. Ninguém coloca GPS aonde não quer ir, mas sim onde quer chegar. 

Agora diz para mim lá no nosso grupo,  como foi realizar essa atividades e reflexões para você. Alguma luz por aí?

Ajustes em seu campo profissional

UMA BATE-PAPO REFLEXIVO – EU E VOCÊ:Passaram pelo DPC já algumas pessoas que estavam muito angustiadas com a “falta de propósito”.O mais interessante foi que elas perceberam o propósito, que fazia sentido para elas, ao deixar tudo em paz e se fortalecerem (se reintegrarem) ao logo da jornada. Naturalmente ficou claro o significado que buscavam para suas vidas. 🙂 O que normalmente acontece por aqui para pessoas que não tinham claro o seu propósito específico:

1. Para a maior parte dessas pessoas o propósito já eram coisas que faziam, só que a forma de enxergar essas coisas ficou diferente. 2. De outras vezes a pessoa precisou fazer uma transição de carreira, e FEZ aos poucos. E detalhe, de forma estruturada, adulta!

O mais importante é que:

– Trata-se de algo que já está aí com você (na ponta do seu nariz) OU 

– Trata-se de algo que já lhe sonda de agora ou muito tempo na sua história.

Você só não consegue ver, pois tinha muita coisa (pendências) ofuscando e pode ainda ter, por exemplo, uma das causas comuns que são nossas expectativas infantis de sermos o salvador da pátria. E assim não salvamos nem a nós mesmos! Te desafio a por os pés no chão e fazer o possível, mesmo que para já sejam pequenos passos. Vamos nessa?!

Seu significado de vida está aí, já! É algo que lhe convida a usar suas habilidades e a aprimora-las, colocando a serviço da sociedade por isso fazer sentido benéfico para você e para outras pessoas que buscam por essa solução/ajuda.

Benefícios: Ao encaixar as coisas você acalma algo lá dentro. É muito importante saber o porquê e para que eu faço isso no meu dia-a-dia. Isso preenche o coração, pois permite que o amor flua de forma direcionada e potente.

Sim, continua a existir alguns questionamentos e tem todo um caminho a ser trilhado, mas é isso que nos faz mover e crescer! Só que agora com mais lucidez e o coração mais em paz de saber onde se está pisando e para que. Isso faz total diferença em se viver melhor, mais realizado, além de ser o caminho para se alcançar melhores resultados – por várias razões: exala verdade, existe energia direcionada para isso, você se torna um gerador retroalimentado (pois você sabe o que faz e ama o que faz), você acredita em você e as pessoas também, você vive mais feliz e consegue aumentar seu poder de solução, melhora sua interação com as pessoas – parceiros, clientes, fornecedores, prestadores, chefes, subordinados, etc. Lembre-se da importância de permanecer alinhado a tudo que foi trabalhado previamente, beber daquelas fontes, lembrar-se dos compromissos firmados com você mesmo e cultivar relacionamentos amorosos saudáveis além do autocuidado. Caso contrário a conta de prejuízo chega na vida profissional!Espero ter ajudado com essas palavras pessoais para que encaixe alguma peça que porventura ainda faltava por aí.

Suellen Cavalcanti © 2019 – 2021. Todos os Direitos Reservados.