O caminho para ser saudável e, consequentemente, ter uma vida saudável é um só. Isso mesmo!
Antes de se armar em críticas, pensando, como posso afirmar isso se somos todos diferentes, “…e a individualidade, e a história de vida de cada pessoa, e as diferentes culturas, etc.” Como se eu estivesse pretensiosamente querendo colocar todos numa mesma caixinha, não é? Não é por aí o que vou conversar com você agora.
Até porque, uma das coisas que mais valorizo em minha abordagem de trabalho é a história de vida individual. O respeito a cada pessoa.
Quero te explicar uma coisa. O caminho em si para ser e ter uma Vida saudável é um só, porém a FORMA de ter acesso e caminhar esse caminho é que é individual, só sua. Quantas pessoas vivem uma vida cheia de problemas dos mais variados, sai um problema entra outro e vai dando um nó ainda maior? Complicações que as vezes parece não ter solução.
Por vezes, pode até parecer difícil acreditar que existem pessoas que caminham, da forma delas, por um caminho saudável, mas sim, existem! Não são pessoas perfeitas, longe disso, mas são pessoas que crescem na vida, evoluem, tem saúde, prosperidade, que “Vivem de verdade”, sabem bem viver, com a sensação de vida em fluxo, a fluir. Possivelmente você está se perguntando: Que caminho de vida saudável é esse, Suellen?
É aquele onde seu passado está em paz, respeitado, livre, sem pendências, sem ciclos inacabados. De forma a te sustentar, com sabedoria, no presente. Por essa razão você consegue estar e aproveitar conscientemente o momento presente, onde a vida acontece em suas mais variadas possibilidades e oportunidades, dando forma ao seu futuro. Assim, o seu passado em paz, serve ao seu futuro, pois te sustenta no presente, te impulsionando para frente, avante, adiante!
A vida é esse constante movimento (ritmo e ciclos), do micro ao macro. Caminhar pelo caminho saudável é estabelecer uma harmonia com o universo, com Deus, com as forças da natureza… enfim, como você queira chamar. Ao contrário, tudo permanece bloqueado gerando problemas e sofrimentos.
No caminho saudável a vida acontece de uma forma muito mais leve. Existe paz na alma, alegria no viver, amor no coração. A mente funciona muito melhor e foca na solução e no positivo. A sensação de liberdade está presente. Para tanto, é necessário em algum momento permitir que o elixir curador da vida, o amor, volte a ganhar força em sua vida. E isso não significa que você terá que estar de beijos e abraços por aí.
Relacionamentos mais harmoniosos, colaborativos, satisfação e crescimento profissional e nas finanças, saúde física e um sentido maior para a vida são efeitos de estar nesse caminho, em que você caminha com autenticidade, ainda mais por passar a se conhecer mais profundamente.
- Ao contrário disso a vida vai dando sinais de alerta:
- Por mais que você faça, não prospera em seus objetivos.
- Falta de um sentido maior e apatia.
- “tudo” dá errado.
- Problemas de saúde constante e falta de bem-estar.
- Dificuldades de se relacionar e relacionamentos problemáticos.
- Emocionalmente frágil, muitas mágoas ou mesmo insensível.
Todos esses são efeitos que demonstram que algo não vai bem. Que você está em caminhos diversos que não o caminho saudável. E caminhos doentes, esse aí tem inúmeros. Cada um que crie o seu, por variadas razões.
Por exemplo: tem pessoas que têm traumas em cima de traumas e vive na tentativa de ignorar, sendo que a maioria desses traumas e os mais determinantes estão a nível não consciente, como uma pedra no sapato que doi, mas eu não a encontro, nem sei que tem pedra lá… só sei que não consigo mais andar direito. Ou relacionamentos complicados ou inexistentes, ciclos inacabados, preso a culpa ou em culpar, falta de pai, de mãe, referenciais danosos, falta de ordem, pertencimento, falta de amor!
Qual desses caminhos você tem caminhado, o saudável ou doentio? E agora eu te pergunto qual caminho você vai escolher? A vida e a decisão no final das contas são suas, até porque, no fundo, ninguém vai caminhar esse caminho ou arcar com as consequências por você, assim como ninguém vive a vida por alguém.